NOTÍCIAS

Exames de colesterol: com ou sem jejum?

Uma das mais novas polêmicas atualmente é sobre coletar ou não os exames de sangue em jejum. Até alguns anos atrás o jejum era exigido devido à dificuldades laboratoriais de processamento do sangue, pois a presença de excesso de gordura no sangue, decorrente de uma refeição, por exemplo, poderia prejudicar os resultados.
Com a evolução das técnicas laboratoriais, tornou-se possível que o paciente colete os exames de sangue sem jejum, realidade que acontece na Dinamarca, como padrão, desde 2009.

O que é importante se habituar a partir de agora são novos valores de referencia, para pacientes que fizeram o exame de colesterol sem jejum. Nesse caso os valores de triglicérides, por exemplo, passam a ser considerados normais até 175 mg/dL e não 150 como anteriormente em jejum.

E a glicose? O caso da glicose exige uma atenção particular pois o jejum é padronizado para o diagnóstico de diabetes. É possível que o exame seja realizado sem jejum, mas dessa forma o médico precisará estar a par para definir qual parâmetro vai usar.




- Compartilhar!
Ver todas
Doenças Hormonais e Metabolismo
Obesidade - Crescimento - Diabetes
Tireóide - Testes Hormonais
Facebook
Av Rio Branco, 4332 - 87501-130 - Umuarama/PR - (44) 3622-6393
Agende sua consulta